06 setembro 2007

Contaminação


Na realidade nem apitos dourados ou encarnados, mas sim, deveria ser apelidado de arco-iris - tamanho o brilho que emana - que confunde mas que mantém o tal "sistema". Na verdade Vítor Pereira, arbitro mediano além fronteiras mas muito bom neste pequeno Pais, até porque estaria contaminado pela servidão que é obrigatória para quem quer ter algum futuro no mundo do futebol, leia-se neste caso especifico, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, que nesta condição tem o desplante de: "Ao contrário do que foi veiculado em diversos meios de informação, se um defensor efectua um pontapé que leve a bola no sentido da linha de baliza, seja esse pontapé um corte ou um passe, pode ser punido com pontapé-livre indirecto, no caso de o guarda-redes tocar a bola com as mãos". Vem isto a propósito de ultimo clássico FCP vs. SCP, que mais uma vez demonstra quem pode quer e manda, mesmo em período de assédio jurídico. Para o Sr. Vitor Pereira duas palavras, demita-se ou candidate-se a Presidente da Palhaçada.

Pavarotti - Um Gigante do Mundo

Luciano Pavarotti, considerado por muitos o maior tenor de sua geração, morreu nesta quinta-feira, em sua cidade natal Módena, aos 71 anos, após luta contra um câncer de pâncreas desde 2006 quando fora submetido a uma cirurgia.
Aproveito para homenagear outro Gigante - James Brown - que morreu aos 73 anos no dia 25.12.2006.
Pavarotti & Friends - Two giants in a man's world.

05 setembro 2007

Darfur - ou não dar nada.


Quase um ano depois cá estou sem modestias...

O conflito de Darfur (ou genocídio de Darfur) é um conflito armado em andamento na região de Darfur, no oeste do Sudão, que opõe principalmente os janjawid - milicianos recrutados entre os baggara, tribos nômades africanas de língua árabe e religião muçulmana - e os povos não-árabes da área. O governo sudanês, embora negue publicamente que apóia os janjawid, tem fornecido armas e assistência e tem participado de ataques conjuntos com aquele grupo miliciano. O conflito teve início em fevereiro de 2003.

As mortes causadas pelo conflito são estimadas entre 50 000 (Organização Mundial da Saúde, setembro de 2004) e 450 000 (Dr. Eric Reeves, 28 de abril de 2006). A maioria das ONGs trabalha com a estimativa de 400 000 mortes. O número de pessoas obrigadas a deixar seus lares é estimado em 2 000 000. A mídia vem descrevendo o conflito como um caso de "limpeza étnica" e de "genocídio". O governo dos EUA também o considera genocídio, embora as Nações Unidas ainda não o tenham feito.

Quando os combates se intensificaram em julho e agosto de 2006, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou a Resolução 1706, de 31 de agosto de 2006, que prevê o envio de uma nova força de manutenção da paz da ONU, composta de 20 000 homens, para substituir as tropas da União Africana presentes no local, que contam com 7 000 soldados. O Sudão opôs-se à Resolução e, no dia seguinte, lançou uma grande ofensiva na região.

Diferentemente da Segunda Guerra Civil Sudanesa, que opôs o norte muçulmano ao sul cristão e animista, em Darfur não se trata de um conflito entre muçulmanos e não muçulmanos pois a maioria da população é muçulmana, inclusive os janjawid.(Fonte: Wikipedia)