26 outubro 2006

Vermelho vs. Azul


Balanço das expulsões no clássico na última década. tão quente que até ferve...
Benfica mais vermelho
A história recente dos jogos entre dragões e águias revela que o calor do clássico tem associação com muitas expulsões. Nos últimos 10 anos, o Benfica surge claramente penalizado (11-4), podendo ainda queixar-se mais pelo facto de ter jogadores indisponíveis devido a episódios ocorridos na jornada imediatamente anterior, como agora sucede com Miccoli, expulso frente ao Est. Amadora. É uma leitura apenas com base em dados concretos, o critério das expulsões não está em discussão.

João Vieira Pinto e Ricardo Rocha somam duas expulsões cada um no nervosinho gerado pelo clássico, curiosamente ocorridas no mesmo parâmetro disciplinar — uma por acumulação e outra por vermelho directo. São os jogadores mais penalizados na leitura do clássico em números referentes à última década, dados a penalizar claramente as águias neste confronto directo com os dragões. É uma análise cientifica e que se alheia dos critérios disciplinares usados pelos árbitros ou da correcção das punções aplicadas a cada situação.

O Benfica surge também como mais penalizado pelo que tem ocorrido no jogo anterior ao clássico, imagem valorizada pela recente expulsão do avançado italiano Fabrizio Miccoli (por acumulação) no encontro com o Estrela da Amadora.

(in Jornal A Bola 26.10.2006)

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem diz o quê ?